Participantes do Processing Community Day (PCD), incluindo organizadores, ouvintes, palestrantes, artistas, ministrantes de workshop, alunos, moderadores, apoiadores, patrocinadores e voluntários, devem concordar com o seguinte Código de Conduta.
O time PCD Brasil é dedicado a promover experiências livres de assédio, independente de gênero, identidade e expressão de gênero, orientação sexual, deficiência, desvantagem mental, aparência física, corpo, idade, raça, etnia, nacionalidade, idioma ou religião. Nós não toleramos assédio de participantes em qualquer forma.
Quaisquer participantes que violarem este Código de Conduta podem ser sancionados ou expulsos do PCD a critério dos organizadores do evento.
Envolva-se com membros da comunidade, mentores e colaboradores com respeito e boas intenções.
Se seu comentário, escrito ou falado, possivelmente deixar outras pessoas desconfortáveis, não o faça, seja nos ambientes de videochamada, nos chats, grupos de mensagem ou em fóruns de discussão.
Enquanto desacordos podem surgir, estes não devem se tornar oportunidades para atacar ou ameaçar o pensamento ou opinião de alguém. Lembre-se de abordar cada situação com paciência, entendimento e cuidado.
Considere como sua contribuição irá afetar outras pessoas na comunidade.
Acolha novas pessoas e novas ideias. Nossa comunidade evolui continuamente e nós acolhemos mudanças positivas.
O PCD Brasil prioriza a segurança de pessoas marginalizadas sobre o conforto de pessoas privilegiadas. A organização do PCD se reserva ao direito de não agir diante de reclamações envolvendo assuntos como:
Entre em contato com processingbrasil@gmail.com e nós da organização providenciaremos auxílio em como lidar e denunciar qualquer incidente.
Participantes solicitados a interromper qualquer comportamento de assédio devem atender imediatamente. Se um participante estiver comprovadamente envolvido em comportamento de assédio, a organização do PCD pode tomar ações como expulsão da comunidade e de seus espaços online e offline, identificação do(a) infrator(a) a outros membros da comunidade e/ou ao público em geral etc.
Em caso da pessoa assediadora ser um dos membros da organização do PCD, entre em contato direto com outros membros. Todas as denúncias serão encaminhadas e consideradas de forma estritamente confidencial.
Se você acredita que alguém esteja violando este Código de Conduta, também pedimos que entre em contato com a organização por email. Por favor inclua seu nome e uma descrição do incidente, e responderemos o mais rápido possível.
Este Código de Conduta é baseado na versão original do Processing Community Day, compilado por Dorothy Santos, baseado em recursos open source providos pelo movimento Geek Feminism, P5.js e festival XOXO.
Este documento é licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International e o website do Processing Community Day. Encorajamos outras organizações a adotarem (e aplicarem) códigos de conduta similares ao utilizar e alterar o presente código.